teoria da administração
Neste parágrafo vamos poder ver qual o processo de fabricação do setor calçadista bem como o custo de produção deste produto.
2.1 O processo de produção
Atualmente, o processo de produção de calçados é dividido em setores, os quais se formam de acordo com a diversidade de produtos, o porte e a estrutura da empresa. O processo de fabricação de calçados de couro, caracterizado pela aplicação intensiva de mão de obra, pela descontinuidade do fluxo de produção e pela difícil mecanização por ser dividido em estágios bem distintos e com operações variadas.
Essa divisão do processo de produção em etapas é genérica, pois na prática, dependendo do porte da empresa, sua especialização e público alvo, as etapas ganham detalhamentos que tornam a indústria bastante heterogênea no que diz respeito ao seu processo produtivo.
A seguir, são apresentadas as características de cada etapa:
Design: o fabricante formula o projeto do produto, que engloba desde o desenho do calçado até a discriminação dos insumos necessários para a sua realização. Pela sua importância no restante do processo, pode-se dizer que nesta fase há a maior agregação de valor.
Modelagem: o modelo é desenvolvido pelo modelista e são definidos os materiais e a numeração. Normalmente, as micro e pequenas empresas contratam serviços de modelistas que também são responsáveis pelo desenvolvimento e conceito do produto.
Uma importante função desta etapa é adaptar o produto projetado para sua manufatura, levando em consideração as especificidades dos materiais, capacidades das máquinas e também os custos envolvidos. O processo tradicional utiliza o pantógrafo, que faz a escala e corta a cartolina para os modelos. Mais recentemente, com o auxílio da tecnologia, os equipamentos CAD (Computer Aided Design) bi e tridimensionais criam, a partir de informações digitalizadas, modelos que podem ser visualizados e alterados no monitor dos computadores. Esse