Teoria da administração
Os princípios e as técnicas das Teorias Clássicas:
Frederick Taylor, buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores.
Ele identificou algumas falhas nesse processo produtivo,quando aos seus olhos foi notado que os operários produziam o terço que deveriam produzir,e com isso lhe fez despertar para a necessidade de criação de um método racional padrão de produção em detrimento das práticas tradicionais que ainda deixavam a resquícios nas fábricas.
Essa teoria de Administração Cientifica é um modelo de administração que se baseia na aplicação do método cientifico com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos e com isso permitiu a criação de produção baseado no estudo de tempos e movimentos, e logo surgiu a gerência com as principais funções de planejar e melhorar a forma de executar o trabalho e seu ambiente.
Henri Fayol teórico clássico com ênfase na estrutura organizacional,ele traz em sua teoria funcionalista a abordagem prescritiva e normativa, uma vez que a ciência administrativa, como toda ciência, deve basear-se em leis ou princípios globalmente aplicáveis.
A organização mecanicista, como pode-se observar que é caracterizada pela organização burocrática e embasada na essência da gerência científica de Taylor e da administração científica de Fayol. Robbins (2000) nota que embora esse modelo de estrutura esteja, a cada dia, mais distante da atual realidade – que é de instabilidade e incerteza - ainda é bastante grande o número de empresas com características