Matematica financeira
O índice de liquidez é uma variável que determina o indicador da capacidade das empresas para pagar suas dividas e tem uma comparação dos direitos realizável. Em geral a liquidez tem capacidade de ser lucrativa dependendo dos investimentos e financiamento realizados por elas, entende-se que o índice de liquidez e um calculo que iniciam a comparação entre os direitos e obrigações da empresa.
1.1 LIQUIDEZ IMEDIATA
É o que revela a porcentagem das divida em curto prazo ou seja (circulante),são condições a serem liquidadas imediatamente , normalmente o interesse da empresa e pequeno pois não querem manter os recursos monetários em caixa a liquidez imediata mostra a quantia que a empresa tem para pagar em curto prazo.
Disponível / Passivo Circulante
1, 219.40 / 1428.40=
R$ 0,85
1.2 LIQUIDEZ CORRENTE
É um índice muito usado e freqüentemente considerado como o melhor indicador para situação atual da liquidez da empresa nela está incluídos itens diversos como: valores a receber em curto prazo, estoque, e despesas pagas antecipadas. Nesse índice o denominador, inclui dividas e obrigações com vencimento em curto prazo sendo assim podem-se confirmar o quanto a empresa tem disponível e quanto ela pode usar para pagar suas dividas em prazo menor.
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
3, 399.20 / 1428,40=
R$ 2,38
1.3 LIQUIDEZ SECA
Tem como objetivo calcular a capacidade do pagamento empresarial mais não levando em consideração o estoque. O índice seco é parecido com o de liquidez de curto prazo, exceto por que não leva em consideração o estoque que em geral seu circulante é menor na liquidez, pode-se entender que a liquidez seca verifica a tendência financeira da empresa em cumprir ou não, com suas obrigações no curto prazo não considerando o estoque, pois eles podem ser obsoletos e podem não apresentar saldos no balanço contábil.
Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) /