teoria da administração pública
Os fatores que levaram a crise do Estado tipo intervencionista foram: a recessão econômica mundial vivenciada à época; a inaptidão governamental para resolver os problemas e atender as demandas sociais crescentes, que com a lentidão e ineficiência do Estado fez com que surgissem várias críticas ao modelo de administração burocrática vigente até então; a crise fiscal do estado, que se agravava cada vez mais, uma vez que aumentava mais e mais seus gastos tentando cobrir suas despesas estatais, criando assim enorme déficit público e; o grande fortalecimento do setor privado, que com a transformação das empresas privadas em multinacionais cada vez maiores e mais poderosas acabou restringindo em nível macro a competência dos Estados nacionais na definição de suas políticas públicas.
Questão 2. Descreva as principais características do Estado Gerencial, procurando mostrar como ficam suas estruturas organizacionais e as propostas para os servidores públicos.
As principais características do Estado Gerencial são: a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos; controle de resultados; descentralização política e administrativa; adoção de confiança limitada em relação a funcionários e políticos; flexibilidade organizacional com incentivo a criatividade e inovação e; uma administração visando o atendimento da população e aberta ao controle social.
Nesse Estado Gerencial as atividades exclusivas do governo bem como o núcleo estratégico permanecem sob a responsabilidade do Estado, que deve possuir servidores públicos com formação compatível a sua função e remuneração adequada. Os serviços não exclusivos do governo devem advir de um modelo alternativo de