teoria geral da administracao publica
A disciplina Teoria Geral da Administração é uma disciplina complementar e de aprofundamento da disciplina Introdução à Administração, pois obedece a uma revisão dos conceitos e funções da administração e o aprofundamento das principais Teorias.
A palavra Administração vem do latim Ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.
A TGA – Teoria Geral da Administração - estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.
Teorias formais de Organização Pública
Para o autor se desejarmos refinar nossas aptidões de dar respostas, com mais inteligência e compaixão às situações que enfrentamos enquanto membros ou usuários de organizações públicas, precisaremos considerar com mais cuidado as teorias impl ícitas que sustentamos. Uma maneira de fazê-lo, evidentemente, é comparar nossas próprias teorias implícitas de organização pública com as teorias mais explícitas desenvolvidas pelos teóricos e profissionais, numa tentativa de compreender melhor o mundo organizacional em que vivemos e comparando as teorias formais de organização pública com as nossas próprias perspectivas, e daí fazer os ajustes e refinamentos que nos tornariam capazes de entender de forma mais clara nossas próprias ações e as ações dos outros.
2.1.Por que estudar teorias formais?
Para o autor é proveitoso examinar as teorias formais. As teorias formais são