Teoria da administração ciêntífica
UNIFEMM
Teoria da Administração Científica
Como funciona a Teoria da escola de Administração Científica e as críticas a ela apresentadas
Igor Gonçalves Roger Soares Fundamentos da Administração Prof. Raíssa Pimenta
Agosto – 2012 Sete Lagoas – MG Teoria da Administração Científica
A Teoria da Administração Científica iniciou-se na Revolução Industrial e teve como principal idealizador Frederick Taylor.
Formado em engenharia mecânica, Taylor observou que a maneira de administrar e a forma de produção das empresas em que trabalhava era ineficaz e começou a criar soluções para os problemas encontrados. A tentativa de racionalizar a mão-de-obra e de substituir métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos deu-se o nome de organização científica do trabalho.
Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho e constatou que a produtividade das industrias era baixa. Então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho, sem receber qualquer orientação, perde muito tempo e verificou que os trabalhadores que realizavam trabalho suplementar não recebiam qualquer contrapartida, não tendo assim motivação para aumentarem a produção.
Taylor preocupa-se com a organização científica do trabalho e a necessidade de incentivos salariais, a satisfação dos trabalhadores aumenta a produtividade e prosperidade da empresa. Visando alcançar maior produtividade, criou o estudo de tempos e movimentos onde se cronometrava o tempo gasto para a realização de cada tarefa elementar e então determina-se a forma mais rápida de executar cada elemento da tarefa e o tempo médio para execução de cada movimento, somando-se então o tempo morto (esperas, descanso, etc) para se obter o “tempo padrão” que considera-se como um instrumento básico de racionalização do trabalho. Com isto, permite-se eliminar movimentos inúteis e desperdício de esforço humano.