Teoria da Administração-Bases Históricas e Tendências e Mudanças na Administração
Atividade proposta: Elaboração de Texto sobre o grau de influência dos filósofos, da Igreja Católica e da Organização Militar no surgimento da administração como campo de estudo com características próprias.
Enunciado:
Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um texto (texto 1) sobre a influência dos filósofos, da Igreja Católica e da Organização Militar no surgimento da Administração como campo estudo, de conhecimento, tendo em vista que em toda a história da humanidade sempre existiu alguma forma, ainda que de modo rudimentar, de administrar as organizações, desde as mais simples até as mais complexas. Bem como responder a Questão 2, Porque é importante para os administradores estarem atentos às mudanças?
Texto 1:
A Administração, como conhecimento é considerada nova, quando relacionada com outras ciências, muito embora fosse necessária desde a antiguidade. Sua evolução se deu muito lentamente até depois do período de transição para novos processos de manufatura, ocorrido no período entre 1760 e algum momento entre 1820 e 1840, denominado de Revolução Industrial, assim chamado, porque incluiu a transição de métodos artesanais para a produção por máquinas, fabricação de novos produtos químicos, processo de produção de ferro, bem como maior eficiência da energia de água, entre outros. A Administração, é portanto, um resultado histórico da contribuição de numerosos precursores, como, dos filósofos, da Igreja Católica e da Organização Militar, vejamos a seguir como cada um destes influenciou neste processo.
1 - INFLUÊNCIAS DOS FILÓSOFOS
A Administração recebeu enorme influência da Filosofia. Durante os séculos que vão da Antigüidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações que nada tinham a ver com problemas administrativos.
É com Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista