teoria da ADM
Cada uma das teorias administrativas buscou privilegiar uma destas cinco variáveis: Tarefas, Estrutura, Pessoas, Ambiente, Tecnologia.
As escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história são: Escola Clássica e Escola Neoclássica.
Era Clássica ocorreu de 1900 – 1950.
Escola Clássica: 1916 Escolas dos Princípios de Administração teve o inicio da industrialização, estabilidade, pouca mudança, previsibilidade, regularidade e certeza e suas principais características Administração Científica, Teoria Clássica, Relações Humanas, Teoria da Burocracia.
Principais integrantes: Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas da administração: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Frederick W. Taylor sua teoria caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, tinha como principal objetivo acabar com o desperdício e elevar níveis de produtividade por meios de técnicas e engenharia industrial.
Escola Neoclássica ocorreu de 1950 – 1990.
A era neoclássica. Principais premissas Desenvolvimento Industrial, Aumento da mudança, Fim da previsibilidade, Necessidade de inovação. Teoria Neoclássica, Teoria Estruturalista, Teoria Comportamental, Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência.
Principais integrantes: Peter Ferdinand Drucker, considerado pai da moderna, e outros autores como o Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.
A Revolução Industrial teve inicio no século XVIII, com surgimento de fábricas e a invenção das máquinas a vapor. Foi à transição para os novos processos de manufatura. Essa transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos e de processos de produção de ferro.
Algumas das principais