Teoria da administraçao ll
JEANE COKE
PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
DE ADMINISTRAÇÃO II
Maringá
2010
JEANE COKE
PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
DE ADMINISTRAÇÃO II
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Administração II do curso de Administração Pública – Modalidade à distância – da Universidade Estadual de Maringá.
Prof.ª Elisabete Camilo
Maringá
2010
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho visa apresentar algumas questões de relevante importância tanto para o futuro administrador quanto para o próprio estudo da Administração como Ciência Social Aplicada.
Serão abordados os conceitos de senso comum, ciência aplicada, teoria e paradigma.
Além destes conceitos, serão tratados tópicos que dizem respeito ao conhecimento de gestão dos povos Sumérios, Egípcios e Hebreus; a Administração Sistemática na visão de Adam Smith, o estudo dos Tempos e Movimentos, as funções e princípios da Administração por Henri Fayol, os objetivos da Escola de Relações Humanas quando da pesquisa de Hawthorne, a importância da Hierarquia das Necessidades de Maslow para a escola de Relações Humanas, as vantagens da burocracia por Max Weber e como as organizações podem desenvolver suas atividades num sistema Burocrata, as disfunções da burocracia percebidas por Merton e, finalmente as características do homem organizacional segundo a Teoria Estruturalista por Motta e Vasconcelos.
1 SENDO A ADMINISTRAÇÃO UMA CIÊNCIA SOCIAL APLICADA, DEFINA E EXPLIQUE:
1.1 SENSO COMUM
É a maneira do homem interpretar o universo. O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social , ou seja , é o saber que se adquire através de experiências do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. É o conhecimento que recebemos de uma geração para outra e