TEORIA DA ADMINISTRAÇAO ATPS
O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO
Desde o principio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos.
As pirâmides do Egito é um exemplo das aptidões técnicas e administrativas que precisaram ser empregadas para que os egípcios obtivessem um bom resultado. E naquela época eles já souberam se organizar e usar técnicas administrativas para chegar ao resultado que chegaram, uma vez que houveram vários problemas relacionados á mão de obra, arquitetos e logística.
Ha ainda duas instituições que se destacaram na historia da evolução da administração: a Igreja Católica que pode ser considerada uma organização mais formal e que através dos séculos vem mostrando a força e eficácia de suas técnicas administrativas e organizacionais, espalhando-se por todo mundo e as Organizações Militares que evoluíram de ordens dos cavaleiros medievais e ate os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios administrativos comuns a empresas da atualidade.
Pode-se observar que antes do surgimento das grandes empresas, a história da administração é uma historia de governos, cidades, exércitos ou organizações religiosas.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do sec. XVIIII. Esse fenômeno trouxe profundas mudanças econômicas, sociais e politicas que é a Revolução Industrial.
A Revolução Industrial teve duas fases: A primeira de 1780 a 1860, que é a utilização do carvão como principal fonte de energia e do ferro como principal matéria prima. Teve inicio com o advento da maquina de fiar do tear hidráulico e posteriormente de tear mecânico provocando a mecanização das oficinas e da agricultura, substituindo o trabalho do homem pela maquina, transformando o artesão em operário e a pequena oficina dá lugar a fabrica ou a usina. Essa evolução faz com que haja migrações, iniciando a urbanização e trazendo uma revolução nos