teoria da administracao
As organizações não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipada. Ela é figurada como primeira função administrativa, pois serve como base para as demais. O planejamento que a função que determina muito antes quais são os objetivos a serem atingidos, e como se deve fazer para alcançá-los, é a parte teórica para uma ação futura.
O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcança-los. Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir, que uma vez alcançados, deixam de ser objetivos e se tornam realidade. Em decorrência da hierarquia de objetivos surgem o desdobramentos dos objetivos. A partir dos objetivos organizacionais, a empresa pode fixar suas politicas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Objetivos Organizacionais: Estabelecimento dos objetivos da organização.
Políticas: Colocação dos objetivos como guias para a ação.
Diretrizes: Linhas mestras e genéricas de ação.
Metas: Alvos a atingir a curto prazo em cada orgão.
Programas: Atividades necessárias para cada meta.
Procedimentos: Modos de execução de cada programa.
Métodos: Planos para execução de tarefas.
Normas: Regras para cada procedimento.
Existem três níveis distintos de planejamento:
1 Planejamento estratégico: é o mais amplo e abrange toda a organização, é projetado no longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, é definido pela cúpula da organização e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.
2 Planejamento tático: é o que abrange cada departamento ou unidade da organização, é projetado para o médio prazo, preocupa-se em atingir os objetivos departamentais, é definido pelo nível intermediário, em cada departamento da empresa.
3 Planejamento operacional: é o que abrange cada tarefa ou atividade específica, é projetado ao curto prazo, para o imediado, envolve cada tarefa ou atividade