teoria da adm
Curso de Superior de Administração de Empresas
Teoria da Administração
Professora: Mônica Satolani
Participantes:
De acordo com Robert L. Katz habilidade humana é a capacidade e o discernimento para trabalhar com pessoas, onde se incluem uma compreensão da motivação e uma aplicação de liderança eficiente.
No século XVIII, vivia-se um momento de grandes mudanças no trabalho, sendo que uma das mais importantes foi a revolução industrial. Nesse período histórico, as oficinas artesanais foram substituídas pelas fabricas, locais onde os proprietários trabalhavam para atingir as metas de produção, porém sem qualquer tipo de treinamento e gestão, contando apenas com a experiência de vida ou habilidade manual. As poucas regras de produção existentes na época eram formadas baseadas na pratica de cada um.
Embora na Inglaterra, durante a primeira Revolução Industrial, iniciada por volta de 1780, já existisse um ambiente propicio para o inicio das teorias administrativas e a necessidade de organizar as empresas, foi somente a partir de 1840, já com a segunda revolução industrial instalada, que surgiram de forma concreta as primeiras teorias da administração. A Revolução Industrial criou assim o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da Administrativa.
Ao longo da história humana sempre existiu alguma forma rudimentar de administrar as organizações, podendo observar que o desenvolvimento das ideias e teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do inicio do século XX. Lembrando que a Administração teve forte influência dos Filósofos e Cientistas, como: Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes entre outros.
A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou o pensamento administrativo e as formas de estruturação das empresas, visto que a igreja Católica estruturou a