Diferenças entre Fusão
A incorporação é a que ocorre na maioria dos casos, pela decisão de grandes grupos e a competitividade de grandes empresas, há também a fusão que visa o lançamento de um novo produto no mercado interno e ou externo como no caso da Antártica e Brahma que lançaram a Ambev para fortalecer seu posicionamento no mercado de bebidas no Brasil e no exterior, assim como outras grandes fusões; Sadia e Perdigão, resultando na BR FOODS entre outras.
Essas decisões estratégicas são hoje uma tendência nas empresas que são forçadamente geradas pela concorrência cada vez mais acirrada.
Essa concorrência é boa para o mercado por diversos motivos, tais como a otimização da produção, a diminuição de custos da produção e por consequência possibilitar colocar no mercado produtos mais competitivos que possam unitariamente agregar o máximo possível de valor.
Dentro deste cenário de competição bastante intrincada, com uma enorme necessidade das empresas se tornarem cada vez mais competitivas seja para poder abraçar uma fatia maior do mercado ou para não serem engolidas pela concorrência, a realidade nos coloca diante dos fatos que representam medidas estratégicas criadas pelos entes econômicos no sentido de aumentar seu poder competitivo.
Em termos mais específicos podemos citar que estas reorganizações societárias (fusão, incorporação e cisão) ainda se dão com o intuito majoritariamente econômico, isto é, visam atender aos interesses mercadológicos específicos dos entes econômicos que almeja se fundir, incorporar ou cindir-se. Desta forma podemos afirmar que o que leva uma empresa a reorganizar societariamente é, por exemplo, a perspectiva de a empresa incorporada ingressar num