Teoria cotabilidade
Prof. Sebastião Geraldo
Ribeirão Preto - 2012
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Comunicação - origem etimológica: deriva do latim comunicare que significa tornar comum, partilhar, associar, trocar opiniões e valores, etc.
Comunicação - conceito
Comunicação significa todos os processos de transação, de troca, entre os indivíduos, a interação do indivíduo com a natureza, do indivíduo com as instituições sociais e ainda o relacionamento que o indivíduo estabelece consigo mesmo. Abrangem domínios extremamente diversificados que compreendem atos discursivos como silêncios, gestos e comportamentos, olhares e posturas, ações e omissões. (Adriano Rodrigues)
“A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida em sociedade. Sociedade e comunicação são uma coisa só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação. A comunicação não pode ser melhor que sua sociedade nem esta melhor que sua comunicação.” (Juan D. Bordenave. In: O que é Comunicação. )
CONCEITO DE COM. ÁREAS DO CONHECIMENTO
• Conceito Biológico: a comunicação é relacionada com a atividade sensorial e nervosa do ser humano • Conceito pedagógico: troca de experiências educativas • Conceito histórico: instrumento de equilíbrio, neutraliza as contradições / expõe as contradições • Conceito sociológico: comunicação como fator fundamental da integração na organização social • Conceito antropológico:comunicação como veículo de transmissão cultural
A comunicação não é um processo mecânico, mas é a expressão de todo um complexo histórico e sócio-cultural. (refletir)
O OBJETO DA COMUNICAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE
Sobre o objeto
Podemos identificar, em linhas gerais, pelo menos dois objetos de estudo da comunicação normalmente apontados. São eles: os meios de comunicação e o processo comunicativo.
- Meios de comunicação ou mídia: refere-se ao estudo da