Teoria Comportamental
Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
As origens da teoria comportamental são:
1. Oposição obstinada e definitiva da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica, seguindo para a teoria Comportamental, tentando sintetizara teoria da organização formal focada nas relações humanas.
2. Apesar de compartilhar alguns dos conceitos da Teoria das Relações Humanas, usando-os como inspiração, reformula-os e rejeita-lhes asconcepções românticas e ingênuas.
3. Crítica à Teoria Clássica e seus autores por sua rigidez e mecanicismo.
4. Incorporou-se a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa.5. Em 1947, surge o livro O Comportamento Administrativo de Herbert A. Simon, que marca o início da Teoria Comportamental e da Teoria das decisões.
5. No final da década de 1940 surge a TeoriaComportamental redefinida, reagrupando as abordagens das teorias anteriores, ampliando seus conceitos e diversificando sua natureza.
A Teoria Comportamental da Administração tem o seu início com Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos desta teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.
A organização é vista como um sistema social (ou organização informal) ao adotar o enfoque comportamental, constituído por pessoas, interesses, sentimentos e motivações, em que o principal objetivo desse tipo de organização é compreender esse aspecto