bacharel
Com efeito, a concepção do ensino à distância requer, além das ferramentas tecnológicas de terceira geração, a agregação de uma série de profissionais em Educação que possam promover uma dialogia eficaz com o estudante.
Assim, entende-se que o projeto educacional inica-se pela seleção rigorosa dos conteúdos a serem ministrados durante um período de tempo que faça com que o estudante torne-se autônomo em sua busca no sentido do aprofundamento deste.
As ferramentas tecnológicas utilizadas pelo curso é outro elemento fundamental na estruturação do curso, na medida em que estas não podem inibir o aluno à sua prática de aprendiz.
Assim, o conteúdo em relação às ferramentas tecnológicas devem ser bem articuladas e pensadas no decorrer do planejamento do curso.
Para isso, a instituição que oferta educação à distância precisa contar com uma equipe de profissionais que interajam e que sejam bem preparados para dar respostas rápidas às menores inquietações tanto do seu sistema interno como dos seus estudantes.
Posto, assim, chega-se à comunicação efetiva entre tutores e estudantes.
Os tutores são membros ativos e participativos da modalidade à distância, profissionais da equipe pedagógica que são vistos como representantes da instituição, conferindo-lhe credibilidade, promovem a condução da aprendizagem e o contato entre conteúdo e aluno.
Segundo, Rios (s/d) a interação comunicativa entre tutor e aluno é o elemento-chave do sucesso de qualquer curso á distância e acrescenta que “ a resposta imediata e assertiva por parte do tutor é um elemento fundamental nos modelos virtuais para que aluno siga buscando a tutoria”.
Nesse sentido, e estabelecendo duas possibilidades para a tutoria em EAD, vale dizer, o tutor presencial e o tutor à distância, pode-se afirmar que ambos sincronizados com a equipe pedagógica, cujo