Componentes de hardwares e softwares aplicados à fisioterapia
Aplicação da Informática na Fisioterapia
A Fisioterapia vem evoluindo constantemente, desenvolvendo novos métodos de tratamento e instrumentos que auxiliam na busca do diagnóstico. Segundo Cardoso (s.d.b), o desenvolvimento de áreas como a ortopedia e traumatologia, mais especificamente, tornou os seus domínios muito complexos para os profissionais, causando o aparecimento de subespecialidades ortopédicas, como mão, ombro, coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé.
Para que o fisioterapeuta tenha sucesso em um tratamento é preciso um conhecimento amplo de várias áreas, interpretação de exames de imagem e laboratoriais, que lhe fornecerão dados para um diagnóstico verdadeiro. Outros fatores que influenciam no diagnóstico são o histórico do paciente e detalhado exame físico.
Neste aspecto, a Informática representa uma ferramenta importantíssima para o profissional da Fisioterapia, bem como para os acadêmicos desta área, pois oferece diversas formas de auxílio no aprendizado, diagnóstico, simulações e sistemas especialistas, entre outras, bem como para a coleta, armazenamento, e análise de informações.
Na área da saúde, tem sido cada vez mais comum o uso de sistemas computacionais, especialmente os Sistemas Especialistas. Entre estes, uma de suas principais aplicações são os sistemas de diagnóstico, que são capazes de definir um problema a partir de dados observados e sintomas (CARDOSO, s.d.b).
Atualmente, as técnicas da Inteligência Artificial são largamente utilizadas na área da saúde, sendo que a maioria das aplicações são específicas para algumas das especialidades da medicina. A área da Fisioterapia, escopo deste trabalho, oferece também uma ampla gama para possíveis aplicações que utilizam as técnicas da Inteligência Artificial para auxiliar estudantes e profissionais nas suas tarefas.
Observa-se ainda, que o escopo dos sistemas em relação à Fisioterapia limitou-se a atender determinadas