sdvgsg

9322 palavras 38 páginas
Então, vamos ao trabalho?
DEFINIÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
Para iniciarmos nossos estudos a respeito das Tecnologias Assistiva, convido-os(as) a assistir o clip a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=_gJiWJf4dMI&feature=relatedO vídeo mostra, um pouco, do cotidiano de uma pessoa com deficiência física, assim como suas limitações, potencialidades e autonomia na realização de atividades diárias. Com base nas cenas do vídeo reflita:
Para refletir...

Agora que você já refletiu sobre o tema vamos relacionar as reflexões com os estudos teóricos na área. Apresentaremos a teoria que fundamenta e define a Tecnologia Assistiva.
O processo de evolução das transformações tecnológicas na sociedade contemporânea vem se constituindo em realidades que configuram novos ambientes de construção e produção de conhecimento. Nos ambientes escolares, as tecnologias como computadores, softwares educacionais, acesso à internet, entre outros recursos se fazem cada vez mais presentes, gerando reflexões sobre o uso e possibilidades pedagógicas que contribuam com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Concomitante ao debate da inserção das tecnologias que muito se discute na área educacional, o paradigma da Educação Inclusiva surge promulgando um espaço democrático para a promoção da aprendizagem de todo cidadão. A sociedade defende e inclui alunos com deficiências no sistema regular de ensino, por outro lado somente inseri-los não garante o direito à Educação, é necessária a reorganização dos espaços físicos e sociais, eliminando também as barreiras de comunicação e atitudes que dificultam o crescimento pessoal e a qualidade de vida desses indivíduos.
Para Manzini (2005), o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)1 colabora constituindo-se como uma das formas de adaptação para favorecer a aprendizagem dos alunos com NEE, porque abre as portas educacionais. As tecnologias oferecem soluções alternativas que podem ser úteis para os alunos com

Relacionados