Teoria Clássica e Comportamental da Administração
HISTÓRICO
Foi idealizada a partir da década de 1910, por Jules Henry Fayol, que utilizou o modelo da organização militar como exemplo para suas teorias. A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.
ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO A abordagem clássica da administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era fundamentalmente operacional (homem/máquina)
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO O que é organização: De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada. Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança.
PRINCIPAIS REPRESENTANTES
Frederick Winslow Taylor Henri Fayol
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Tendo como