Teoria clássica da administração
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – DCC
BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – BCC
MATERIA: TEORIA GERAL DOS SISTEMAS – TGS
PROFESSOR: CLAUDIOMIR SELNER
ACADEMICO: LEANDRO LOPES TAVEIRA
SINTESE DO LIVRO: TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
1. INTRODUÇÃO
OS SISTEMAS ESTÃO EM TODA PARTE
O conceito de sistema está em todos os lugares, ele invadiu a ciência e até o pensamento popular. Nos últimos tempos, inclusive, apareceram muitas profissões voltadas ao estudo de sistemas que antes eram totalmente desconhecidas.
Sistemas são o verdadeiro núcleo de uma nova tecnologia e tecnocracia. Toda a tecnologia gerada nas revoluções industriais levou o ser humano a pensar não em termos de máquinas isoladas, mas em termos de "sistemas".
Como todas as evoluções que foram surgindo ao longo dos anos tornaram-se necessário um "enfoque sistêmico". Um especialista em sistema é responsável por descobrir meios e modos que levam a realização de um determinado objetivo, esses especialistas examinam as soluções possíveis e escolhem a que tem caráter ótimo com máxima eficiência e o mínimo custo numa rede complexa de interações. Isso tudo exige técnicas complicadas e computadores para resolver problemas complexos.
Devemos ter a noção de que na grande variedade da ciência e da vida moderna exigem-se novas conceitualizações, novas idéias e categorias, e que estas, de uma maneira ou de outra, estão centralizadas no conceito de sistemas. Os sistemas são estudados como uma entidade, ou seja, como um todo, pois tudo está centralizado e não como um aglomerado de partes, como normalmente a maioria pensa.
Os perigos desta nova criação infelizmente são evidentes e já foram muitas vezes enunciados. O novo mundo cibernético, não se refere a pessoas, mas a “sistemas”. O homem torna-se substituível e consumível.
HISTÓRIA DA TEORIA DOS SISTEMAS
Devemos saber que