Introdução eng. seg do trabalho
Questão 1 – Resposta:
Do ponto de vista prevencionista, o engenheiro de segurança do trabalho deve investigar os ambientes de trabalho com base nas boas práticas para propor ações que visem implantar a salubridade no ambiente, pois a salubridade no ambiente significa o estabelecimento de condições favoráveis ao pleno bem-estar do trabalhador e é o objetivo do eng. de segurança prevencionista. Uma abordagem complementar corresponde à investigação com base em limites de exposição a agentes de risco para encontrar as situações de insalubridade e impedir o acesso dos trabalhadores a estes locais e pagar os respectivos adicionais ao salário.
É importante, em qualquer situação, que se faça a prevenção e a remediação dos problemas e riscos à saúde dos trabalhadores seja a atividade profissional ela qual for, portanto as duas abordagens descritas no parágrafo anterior devem ser trabalhadas concomitantemente.
Questão 2 – Resposta:
Mesmo a queda acontecendo fora do horário de serviço ela é um acidente de trabalho sim. Se não houvesse fratura, a queda não somente poderia como deveria ser considerada acidente de trabalho e por último, no caso de não haver afastamento do trabalho a queda também deveria ser considerada como acidente de trabalho, pois a definição de Acidente de Trabalho usualmente utilizada pelos profissionais da área prevencionista é a seguinte: “toda ocorrência, inesperada ou não, que interfere no andamento normal do trabalho e da qual resulta lesão no trabalhador e/ou perda de tempo e/ou danos materiais, ou os três simultaneamente”.
Do meu ponto de vista, respondendo e já justificando a resposta, esse acidente não pode ser considerado como resultado de um ato inseguro realizado pelo trabalhador e sim como resultado de uma série de condições inseguras identificadas pela vistoria, tais como: iluminação inadequada, falta de corrimão e piso