Jogos e brinquedos na infancia
Midiã da Silva Monteiro
Suelen Tenório Calheiros
JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA
Trabalho 2° Bimestre: Criação de Jogos
Santana de Parnaíba
2012
Nome: Janaína Silva Cordeiro - RA: A979IC-5 - 3° Semestre – PD3P06
Nome: Midiã da Silva Monteiro - RA: A9929B-7 - 3° Semestre – PD3P06
Nome: Suelen Tenório Calheiros - RA: A98CHE-2 - 3° Semestre – PD3P06
Trabalho para obtenção de nota nas matérias de JBI/ APS (Jogos e Brinquedos na Infância/ Atividades Práticas Supervisionadas)Do Curso de Pedagogia apresentada à Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: (Profº Lisienne Navarro)
Santana de Parnaíba
2012
Apresentação
Esse trabalho tem como objetivo mostrar o quanto o lúdico é importante para o desenvolvimento infantil.
O jogo e o brincar são elementos importantes para a formação cognitiva, corporal e afetiva da criança, pois esses elementos enriquecem as interações humanas durante o processo de desenvolvimento infantil, visto que através do brincar a criança vive o real ao qual ainda não é possível participar de forma ativa.
Esse trabalho é composto por um embasamento teórico, mostrando a importância dos jogos na infância, e de uma parte prática, onde será feita a criação de um jogo, para crianças de 7 (sete) anos com o objetivo de desenvolver a atenção das mesmas.
I
A importância dos jogos e brinquedos no desenvolvimento infantil
O brincar é uma forma de comportamento característico da infância e pertence a um conjunto de atividades que compõem a noção do jogo. A extensão das modalidades do jogo são infinitas e podem ser classificadas em várias formas, tais como: jogos de exercício, jogos simbólicos, jogos de azar, jogos de regras, etc.
O brincar da criança é diretamente proporcional à associação livre do