Teoria cibernética
A cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar destinada a estabelecer relações entre diversas ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma ciência e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas demais.
A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre os sistemas e o meio/ambiente e dentro do próprio sistema.
Na cibernética procura-se representar os sistemas originais através de outros sistemas comparáveis, que são denominados modelos. Um modelo provisório que o representa, para facilitar o tratamento das entidades evolvidas no estudo, pois a manipulação de entidades (pessoas e organização) é socialmente inaceitável ou legalmente proibida.
1.1 Origens da Cibernética
A) Movimento iniciado por Norbert Wiener em 1943, buscando atender as áreas antes não pesquisadas. A Cibernética começou como uma ciência que conectava as outras ciências.
B) Os primeiros estudos sobre cálculos de variação matemática, que levaram a inovações na Engenharia, na Física, na Medicina etc., as quais exigiram maior conexão entre esses novos domínios. A ciência que cuida dessas ligações foi chamada por Wiener de cibernética: era um novo campo de comunicação e controle.
C) Os estudos sobre informação e comunicação - principalmente a partir da primeira guerra mundial onde se percebe que a falta de comunicação entre as partes conflitantes - Depois disso, a informação passou a ser motivo de atenção do mundo cientifico.
D) Primeiras experiências com computadores para a solução de equações diferenciais. Atualmente são realizados estudos sobre Inteligência Artificial que significa fazer máquinas e computadores que se comportem como seres humanos.
E) A segunda guerra mundial – desenvolvimento de tecnologia para melhorar a precisão dos projecteis e a busca da sua interceptação.