Resumo do livro o que é psicologia comunitária
INTRODUÇÃO
A Psicologia Comunitária é um novo modelo de atuação da Psicologia que surgiu como resposta à crise do modelo de atuação da Psicologia e às lutas sociais pela felicidade e pela saúde mental.
O QUE É PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
A partir da segunda metade do século XX a sociedade brasileira começa a reivindicar o direito a saúde mental e a felicidade, isso significa reivindicar novas estruturas sociais onde as relações interpessoais sejam igualitárias, solidarias, sem medo; significa lutar por serviços que permitam trabalhar problemas contrários a saúde mental, tais como contradições sociais, repressões, violências e etc.
Alguns eventos marcaram essa nova exigência do povo brasileiro, entre eles destacam-se o I Encontro da Mulher Mineira, as reuniões do Circulo Bíblico no ano de 1975 em Vitoria, Espírito Santo e a chegada do psiquiatra Franco Basaglia Ongaro a Belo Horizonte em 1979, fato esse que impulsionou o povo a lutar por uma redefinição de saúde mental, por uma psiquiatria mais humanizada e democrática.
Ao mesmo tempo em que a sociedade brasileira luta pela felicidade e pela saúde mental a psicologia vivência uma crise de modelo de atuação profissional, atuação essa que só atende o individuo capaz de pagar pelos serviços ou quando este começa a perturbar a paz social, essas razões econômicas, o autoritarismo histórico trazido para profissão, o grande número de profissionais mulheres em uma sociedade machista, a insistência em manter como modelo de atuação profissional a clinica particular e o fato de ser uma profissão recente no país influenciaram essa crise na Psicologia que com seu modelo tradicional de atuação já não supria as necessidades do povo brasileiro. A busca do povo pela felicidade e pela saúde mental e a crise na Psicologia, associadas a outros fatos históricos, deram origem a Psicologia Comunitária. Alguns desses fatos foram: as experiências de dramatizações de Moreno em