Resumo e análise critica do filme o leitor
Filme: O leitor
O filme aborda a história de amor de Hanna, uma mulher solitária de 36 anos, e Michel, ainda na fase da adolescência, em um período de conflitos consigo mesmo e sua família.
Os dois iniciam uma intensa paixão, quando Hanna o ajuda em um momento no qual Michel passa mal no trajeto da escola para casa, após esse encontro casual, começam a se encontrar com freqüência. Enquanto o adolescente vive as suas primeiras experiências sexuais, ela, através dele, mergulha em um mundo que até então não conhecia, o da leitura. Nos encontros, a pedido dela, o jovem lê poemas e romances que a emocionam.
No dia do seu aniversário, Michel abre mão de ficar com os amigos para passar tal data com Hanna. No entanto, ao chegar na casa de sua amada, encontra a mesma descontente pelo fato de ter sido promovida no trabalho, mas estava receosa pelo fato de não saber ler, um segredo guardado a sete chaves, desconhecido por todos. Como iria corresponder as expectativas de tal promoção? Isso a inquietava de tal maneira, que não lembrou-se de parabenizá-lo. Neste momento, ele comenta magoado sobre a sua indiferença, fala sobre a festa surpresa preparada por seus amigos e a opção em ficar com ela naquele dia. Neste instante, Hanna se dá conta das diferenças que existe entre os dois, e sente que não faz parte do seu mundo. Tais sentimentos tomam conta do seu ser e ela decide ir embora, sumir da vida daquele jovem para sempre.
Alguns anos se passam e ela é acusada de ser líder de um grupo responsável pela morte de trezentas mulheres que foram queimadas, a partir da escrita de relatórios que conforme acusação, seriam de autoria de Hanna. Se encontram neste cenário, em um tribunal, ele, na posição de um estudante de direito, ela, a ré.
Durante o julgamento, diante das acusações que lhes são feitas, envergonhada, prefere assumir toda a culpa que revelar para todos que é analfabeta, portanto, não teria escrito tais relatórios. Michel assiste a tudo