Medidores de vazao
O medidor de vazão por efeito Coriolis é usado quando faz-se necessária alta precisao nas medidas de vazão mássica. Isto ocorre porque estes medidores utilizam a oscilação do(s) tubo(s) de medição, gerada pela passagem do fluido, como parâmetro para as medições.
Esta oscilação ocorre pois um corpo em movimento, dentro de um sistema de rotação, sofre desvio lateral causado pelo movimento rotacional. Quando o tudo é submetido a uma oscilação constante sem que haja escoamento em seu interior, não há efeito Coriolis, já qdo o fluido entra em movimento o tubo começa a se deformar. Sendo q a deformação causada é diretamente proporcional à taxa de vazão mássica passando pelo tubo de medição.
Atualmente encontram-se no mercado medidores com precisão de 0,1% que além de medir vazão mássica também medem vazão volumétrica, densidade e viscosidade.
_ Qual a diferença entre transdutor tipo piezoresistência e o tipo piezoelétrico?
Os piezorresistivos são ativos, já os piezoelétricos sáo passivos, pois nestes os cristais geram uma pequena diferença de potencial quando submetidos a esforços mecânicos.
_ O que é uma calha parshall e qual sua aplicação em medição de vazão?
É um dispositivo de medição de vazão em canais abertos. Aplica-se à medição de vazão de líquidos fluindo por gravidade em canais abertos podendo conter sólidos suspensos. Apresenta pouca perda de carga e é bastante preciso na dedeterminação das vazões.
_ Como funcionam os medidores de vazão com princípio de dispersão térmica?
São constituídos por dois sensores, um deles mede diretamente a temperatura do gás como referência. O outro é aquecido constantemente por meio da aplicação de corrente elétrica para que haja uma diferença de temperatura pré-definida entre ambos.
A diferença de temperatura no segundo sensor, aliada ao fluxo, gera um gradiente diferencial de temperaturas. Sendo assim, quanto maior o