teoria burocratica
1- A)
- Caráter legal - das normas e regulamentos, a burocracia é uma organização baseada em uma legislação própria que define antecipadamente como a organização deve funcionar. Essas normas abrangem todas as áreas da organização, além de conferir as pessoas de autoridade um poder de coação sobre os subordinados. Assim, a burocracia é estrutura social legalmente organizada.
- Carater formal - das comunicações a burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. Possuem um caráter formal, lança mão de rotinas e formulários para facilitar a comunicação e rotinizar o preenchimento de sua formalização. Assim, a burocracia é estrutura social formalmente organizada.
- Carater racional e divisão de trabalho – a divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização, com a divisão sistemática do trabalho cada participante tem um cargo e funções especificas e deve ter competência e atitude e responsabilidade. . Assim, a burocracia é estrutura social racionalmente organizada.
- Impessoalidade nas relações – a distribuição das atividades é feita impessoalmente, ou seja, em termos de cargos e funções e não das pessoas envolvidas. O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa. A obdiencia prestada pelo subordinado ao superior também é impessoal. . Assim, a burocracia é estrutura social impessoalmente organizada.
- Hierarquia na autoridade – cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de posto superior a distribuição de autoridades serve para reduzir ao mínimo o atrito, por via do contato (oficial) restritivo, em relação as maneiras definidas pelas regras da organização. . Assim, a burocracia é estrutura social hierarquicamente organizada.
- Rotinas e procedimentos padronizados – ocupante de um cargo (funcionário) não faz oque deseja, mas oque a burocracia impõem que ele faça. As regras e normas