Teoria Burocr Tica
Discente: Renata Aires C. Nobre – 12/0077434
Resenha
Teoria da Burocracia
A teoria da burocracia proposta por Max Weber buscava a racionalidade técnica necessária para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para ampliar a produtividade, sendo uma alternativa as outras teorias. Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão, considerado um dos fundadores do estudo sociólogo moderno. Seus estudos foram de importante relevância, complementando e consolidando as teorias clássicas, buscava estabelecer estrutura, estabilidade e ordem às organizações por meio de uma hierarquia integrada de atividades especializadas, definidas por regras sistemáticas.
Com isso, cada funcionário estabelecia sua atividade precisa e a relação com as outras atividades, como forma de oferecer o meio mais eficiente de se obter o trabalho feito, sendo os burocratas os gerentes que faziam a organização funcionar. As organizações estudadas por Weber tinham como principais características: a divisão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade, regras e padrões, compromisso profissional, registros escritos e impessoalidade.
Weber tem como uma de suas concepções básicas a teoria da autoridade também conhecida como sistema de controle social, que faz parte dos estudos das organizações formais. Para ele a essência da autoridade é que as decisões ou ordens são obedecidas voluntariamente, sendo que a autoridade do individuo em uma burocracia está no cargo e não na pessoa que o ocupa, sendo assim, cada individuo deve se dirigir a pessoa que está imediatamente acima na hierarquia. Nesse sentido Weber faz referência a três tipos de autoridades consideradas para ele como pura ou legitimas dependendo do tipo de sociedade que são: autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional.
A administração burocrática tem como principal aspecto o