Seminario Teoria Burocr Tica
Angélica Medeiros
Andre Luis G A Silva
Florisvaldo Russo
Danilo Scorselino
Jonas
Oque é?
A proposta burocrática visa à eficiência organizacional como objetivo básico, e para tanto detalha minuciosamente como as coisas deverão ser feitas, ou seja, prevê em detalhes o funcionamento organizacional. Desse modo, mantém um caráter racional e uma sistemática divisão de trabalho.
Caracteriza-se ainda pela impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização.
Histórico
Principal Pensador: Karl Emil Maximilian Weber
1920 a 1964 – alemão, intelectual e considerado o
Criador da Sociologia da Burocracia
Período: começo em 1930 / auge em 1940
Abordagem: organização formal e racionalidade.
Foco: nas estruturas e na racionalidade.
Objetivo: equacionar as abordagens da Teoria Clássica x
Teoria das Relações Humanas, contrapor um ponto de vista mais amplo. A Teoria da Burocracia desenvolveu se dentro da administração por volta dos anos de 1940 em funções dos seguintes aspectos:
• Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das Relações Humanas, mesmo sendo oponentes e contraditórias, revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo, tanto da estrutura como dos participantes da organização. • Necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas.
• O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem definidos.
• A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-lo na prática em suas empresas. A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração.
Características da Burocracia
1.Normas e regulamentos (legalidade)
2.Comunicação (formalidade)
3.Divisão racional do trabalho)
4.Relações humanas (impessoalidade)
5.Hierarquia (autoridade)
6.Rotinas e