ESTUDO DIRIGIDO Parassimpatico 2
1. De onde emergem as fibras nervosas do parassimpático e do simpático? Quais as características das fibras pré e pós ganglionares? SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO: é um sistema que possui suas origens na altura da medula tóraco-lombar se estendendo a locais até mais distantes graças à presença da cadeia simpática, repleto de gânglios e fibras de conexão. Possui dois conjuntos de fibras, as pré e pós ganglionares, onde as pré são originadas na medula, são curtas e se utilizam de comunicação através do neurotransmissor Acetilcolina, e as pós são longas, após o gânglio nervoso e se utilizam de comunicação através do neurotransmissor Noradrenalina/Noraepinefrina e Adrenalina/Epinefrina. SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO: De origem crânio-sacral, envolvendo nervos cranianos em todo esse processo, esse sistema não possui um sistema de interligação tão extenso como uma cadeia simpático, porém conta com a formação de complexos e eficazes plexos, que podem adentrar inclusive a parede de alguns órgãos. Possui também ambos os conjuntos de fibras, porém, no caso desse sistema as fibras pré ganglionares são mais longas e as pós são curtas ou intramuros. Ambas as espécies de fibras se utilizam da comunicação colinérgica, ou seja, da Acetilcolina.
2. Cite os efeitos da estimulação parassimpática e os respectivos receptores nas seguintes estruturas: pupila, coração, músculo esquelético, trato gastro intestinal, glândulas de secreção, vasos, sistema urinário.
ÓRGÃO
RECEPTOR
EFEITO
Pupila
Muscarínico
Miose
Coração
Muscarínico
Bradicardia
Músculo Esquelético
Nicotínico
Contração
Trato Gastrointestinal
Muscarínico
Aumento da Motilidade
Glândulas de secreção
Muscarínico
Aumento da Secreção
Vasos
Muscarínico
Dilatação
Sistema Urinário
Muscarínico
Contração da Bexiga e aumento da filtração
0.
3. Porque as ações da acetilcolina nos gânglios e na junção neuro muscular são chamadas nicotínicas e nos demais órgãos são chamadas