Teoria Big Bang
No âmbito da disciplina de Físico-Químicas, foi-nos solicitada a execução de um trabalho escrito, relativamente ao tema “Arquitectura do Universo”, dentro do qual nos foi dado o subtema “A Teoria do Big Bang”.
Os assuntos a focar no trabalho seriam:
- A Expansão do Universo;
- O que diz a Teoria do Big Bang;
- Os factos a favor desta teoria;
- As suas limitações;
- Outras teorias que expliquem o nascimento do Universo.
Para facilitar a leitura do trabalho, organizámo-lo pelos seguintes tópicos:
- Teoria do Big Bang:- Teoria do Big Bang;
- Teoria da Relatividade;
- Lei de Hubble;
- Nucleossíntese;
- Radiações cósmicas de fundo;
- Limitações da teoria do Big Bang e outras teorias.
Espero que goste do nosso trabalho!
Teoria do Big Bang
No início do século XX, a Astronomia desviou a sua atenção das estrelas e dos planetas. Nos últimos 80 anos, a Cosmologia voltou a sua atenção para as galáxias e espeço exterior. Um dos muitos responsáveis por esta mudança de perspectiva foi Edwin Hubble.
O Big Bang, é a teoria científica que diz que o Universo emergiu de um estado extremamente denso e quente há cerca de 15 mil milhões de anos. A teoria baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modela Friedmann-Robertson-Walker, baseado na teoria da relatividade geral, dentro das quais a mais tradicional e importante é a relação entre os redshifts e distâncias entre objectos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do Principio Cosmológico.
Fig. 1- Expansão do Universo
O Big Bang, ou grande explosão, também conhecido como modelo de grande explosão térmica, parte do princípio de Friedmann, onde, enquanto o Universo se expande, a radiação contida e a matéria arrefecem.
Em 1927, o padre cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), derivou independentemente as equações de Friedmann a partir das equações de Einstein e propôs que os desvios espectrais, observados em nebulosas se