Teoria Behaviorista
O conceito de “Condicionamento Operante” foi cunhado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (ação) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.
Os exemplos englobam o reforço positivo e negativo mais a punição positiva que se resume na apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado.
Exemplo:
Se o rato sair do perímetro definido leva choque elétrico;
Se a criança faz birra leva uma repreensão.
Reforço positivo e reforço negativo. O reforço positivo e o negativo têm como principal finalidade ensinar e reforçar um determinado comportamento. No Reforço positivo é o quando se recompensa por um determinado comportamento de modo a aumentá-lo. Por exemplo, um cachorro em adestramento que recebe uma recompensa por fazer a atividade do modo correto.No Reforço negativo é justamente quando se retira esse estímulo ou punitivo após a conclusão correta do comportamento proposto.
Controle de estímulos
GENERALIZAÇÃO
Este conceito completa a nossa compreensão de teoria do reforço como uma teoria de aprendizagem. Quando estamos treinados para emitir uma determinada resposta, em uma dada situação, poderemos emitir esta mesma resposta em situações onde percebemos uma semelhança entre os estímulos. Quando percebemos a semelhança entre estímulos e os aglutinamos em classes estamos usando a nossa capacidade de generalizar. Ou seja, uma capacidade de responder de forma semelhante a situações que percebemos como