Teoria atomica
Os blocos básicos de construção de matéria são átomos. Cada átomo consiste dum núcleo compacto, no qual reside praticamente toda a sua massa (exceto por uma pequena fração da mesma), rodeada por uma nuvem de partículas leves chamadas elétrons. O raio do átomo típico, referindo-se aqui ao raio até aos limites exteriores da sua nuvem de elétrons é cerca de 10 e-10 metros. Isto é cerca de dez mil vezes maior do que o raio do seu núcleo (o qual tem por volta de 10 e-14 metros).
O núcleo do átomo típico consiste de um número de partículas pesadas e juntamente unidas (que são coletivamente chamadas núcleos. Os dois tipos de núcleo são:
• Próton, que tem uma carga elétrica positiva,
• Nêutron, que tem uma carga neutra. Os elétrons, que no modelo mais simples de um átomo podem ser visualizados como orbitando à volta do núcleo como planetas à volta do sol, têm cargas elétricas negativas; A carga negativa dum elétron é igual em magnitude, mas oposta no sinal, à dum próton. Um átomo completo, ou neutro, tem o mesmo número de elétrons de carga negativa como de próton de carga positiva, e, portanto tem uma carga total de zero, ou neutra; um átomo completo é, portanto chamado um átomo neutro. Uma característica importante do núcleo é que ele determina o tipo químico do elemento que representa, por causa do número de prótons que contém. O hidrogênio (símbolo químico, H) é o mais leve e o mais simples de todos os elementos químicos, e é também de longe o elemento mais abundante no universo. O núcleo dum átomo de hidrogênio consiste apenas de um só próton e de apenas um só nêutron. Hélio (símbolo químico, He) é o próximo elemento mais leve, e o segundo mais abundante, constituindo mais que 25% da matéria no universo. Um núcleo normal de hélio contém dois prótons e dois nêutrons. Por ele ter dois prótons tem que ter dois elétrons orbitando na nuvem à volta do núcleo para estar eletricamente neutro. Os núcleos mais