teoria atomica
O que são átomos?
Para os pensadores gregos Leucipo (séc. V a.C.) e
Demócrito (460-370 a.C.), cada uma das partículas minúsculas, eternas e indivisíveis, que se combinam e desagregam movidas por forças mecânicas da natureza, determinando desta maneira as características de cada objeto. (Houaiss)
É a menor quantidade de uma substância simples que tem as propriedades químicas do elemento e que permanece inalterada em uma transformação química. (Houaiss)
2
Século XVII: estudo dos gases impulsiona o ressurgimento da ideia de átomo.
Teoria: é um princípio unificador que explica um conjunto de fatos e/ou as leis que neles se baseiam.
Postulado: o que se considera como fato reconhecido e ponto de partida, implícito ou explícito, de uma argumentação; afirmação ou fato admitido sem necessidade de demonstração.
(Houaiss)
3
Lei da Conservação da Massa: em reações químicas não ocorrem perdas ou ganhos mensuráveis de massa. A massa é conservada. Lei das Proporções Definidas: os elementos, em um dado composto, estão sempre combinados na mesma proporção de massa. John
Dalton
(1766
–
1844):
de
maneira
empírica,
estabeleceu sua teoria atômica por meio de alguns postulados.
4
Modelo Atômico de J. Dalton (1766 – 1844) – 1807
1. A matéria é constituída por pequenas partículas denominadas átomos.
2. Os átomos são indestrutíveis. Em reações químicas, os átomos mudam suas posições relativas, mas permanecem inalterados.
3. As massas e outras propriedades dos átomos de um dado elemento
(substância) são todas iguais.
4. As massas e outras propriedades dos átomos de elementos diferentes são diferentes.
5. Quando átomos de elementos diferentes combinam-se para formar compostos, são formadas novas partículas mais complexas. Em um dado composto, no entanto, os átomos constituintes estão sempre presentes em quantidades com a mesma razão numérica.
5
Modelo Atômico de J. J. Thomson (1856 –