Teoria Administração
João trabalhava em regime de turnos e como achava o trabalho muito cansativo, resolveu prestar um concurso público para mudar de vida. Ele passou em um concurso público para trabalhar em uma Universidade Federal na área administrativa. João era gestor de contratos e sua atuação exigia dele muita habilidade e firmeza, já que tinha que negociar com empreiteiras e prestadores de serviço. Apesar de se tratar de um trabalho que exigia muitos conhecimentos e rigidez, João Carlos gostou da mudança. Diante do texto acima, responda as questões propostas abaixo:
01) Pela leitura que fez do guia, João Carlos poderá desenvolver suas habilidades de administrador nas duas situações expostas acima? Como explica isso?
R. Sim, João Carlos poderá desenvolver suas habilidades de administrador nas duas situações expostas acima.
O administrador possui muitas funções na gestão de uma organização, devendo desempenhar com atenção e comprometimento o seu papel, servindo de exemplo para funcionários e indicando os rumos que a instituição deve seguir, bem como, tomar decisões para atingir os objetivos e aperfeiçoar recursos humanos, físicos e financeiros, na busca de eficiência e eficácia. Na prática cada organização, pública ou privada, possui suas necessidades e condições, neste caso, o administrador deve se adequar à empresa e estabelecer por meio de planejamento quais os objetivos e metas prioritárias relacionadas à missão e visão da organização para que sejam repassadas a equipe.
02) Quais organizações identificou no texto? De que tipo? Conceitue cada uma delas. R. Organização privada e pública, com fins lucrativos e sem fins lucrativos, respectivamente. Organização privada: visam o lucro, sendo responsáveis pela produção de bens e serviços, para atender as necessidades de diversos públicos, como: clientes,