técnicas de vendas
1.Técnicas de arquivo……………………………………………………………………………….2
1.1.Conceito………………………………………………………………………………………………………….2
1.2.Funções…………………………………………………………………………………………………………..6
1.3.Requisitos………………………………………………………………………………………………………..8
1.4.Caracterização………………………………………………………………………………………………..17
1.5.Critérios de classificação e arquivo…………………………………………………………………..20
1.6.Principais regras do arquivo informático………………………………………………………..…34
Bibliografia…………………………………………………………………………………………..40
1.Técnicas de arquivo
1.1.Conceito
O documento é uma unidade constituída pela informação e pelo seu suporte.
Por sua vez, o arquivo está ligado à entidade produtora não sendo algo independente. Os arquivos nascem da necessidade de servir de garantia dos direitos da instituição ou da pessoa - valor primário - mas, com o decorrer do tempo transformam-se em fontes históricas da instituição ou pessoa - adquirem assim um valor secundário. São, assim, constituídos de uma forma natural.
Pode definir-se arquivo como: o Conjunto de documentos, qualquer que seja a sua data, a sua forma, o seu suporte material, elaborados ou recebidos por um organismo público ou privado, em função da sua actividade e conservado para efeitos administrativos.
Em termos empresariais, o arquivo designa:
O conjunto de tarefas que a nível individual, de grupo ou de sector, asseguram a organização sistematizada da informação/documentação, a sua conservação, o seu acesso e consulta;
O conjunto de documentos que são conservados pela empresa segundo métodos de classificação e durante períodos de tempo predeterminados pela lei ou pelas suas conveniências.
O local onde esses documentos são conservados.
Em primeiro lugar, um arquivo é um conjunto orgânico de documentos. Quer isto dizer, que os documentos de arquivo se inter-relacionam uns com os outros, ou seja, que o documento só pertence a um arquivo, se outro ou outros documentos lhe deram origem, ou se ele der origem a outros