filosofia e ética
Disciplina: FILOSOFIA E ÉTICA atividade – página 35
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Observa que a Filosofia nasceu da necessidade de pensar e explicar a realidade, a natureza e as ações humanas de forma distinta do que se fazia na época.
Reconhecendo que os acontecimentos naturais e humanos são necessários por força de leis naturais ou da natureza humana, mas que também podem ser contingenciais, já que em parte dependem de escolhas, quando o homem se coloca em determinadas condições e que é necessário questionar/refletir sobre o significado, as relações, a origem e as causas dos fatos e acontecimentos, os gregos inventaram a filosofia.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observação do mundo.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
A filosofia