Teoria Administrativa
Em razão dos inúmeros problemas enfrentados pelas organizações(empresas) no inicio do século XX, tais como baixos rendimentos, insatisfação da classe operária, desperdícios e perdas de recursos, fazia-se necessário medidas que pudesse mudar o panorama empresarial da época, afim de que as mesmas passassem a melhorar o nível de produtividade e com maior eficiência. Foi nesse período que se destacaram dois engenheiros que se completavam em seus pontos de vista no que se referiam as teorias administrativas que eles defendiam, sendo um deles o americano Frederick Taylor e o outro o francês Henri Fayol, uma vez que ambos buscavam uma maneira de aumentar a eficiência das empresas através da sua organização e aplicação de princípios gerais da administração junto a estas. Tornaram assim os precursores da administração.
*Principais Teorias da Administração e suas características a) Teoria Clássica da Administração (Henri Fayol)
.Característica: adotava os princípios gerais da administração para adequar o administrador por meio da divisão do trabalho, da autoridade e responsabilidade, da hierarquia, departamentalização e coordenação, da unidade de comando. Tendo ainda como ênfase principal as funções básicas da empresa(técnica, comercial, financeira, contábil e administrativa) e no processo administrativo tais como o de prever, organizar, comandar coordenar e controlar. b) Teoria da Burocracia (Max Weber)
.Característica: A divisão do trabalho organizacional em hierarquia de autoridade, caráter formal das organizações, caráter racional e divisão do trabalho, competência técnica e meritocracia, especialização da administração, profissionalização do funcionário além da completa previsibilidade do comportamento.
c) Teoria Estruturalista (Etzioni e Thompson)
.Característica: Adoção de princípios da Teoria Clássica e das Relações Humanas, foco na analise organizacional e interorganizacional,