resenha de fundamentos da educacao
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II
DOCENTE: CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA
DISCENTE: FABIA MARQUES CALDEIRA
RESENHA
“AS POLITICAS PRESCRITAS PELO BANCO MUNDIAL PARA O
CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO”
JAURU-2013
FABIA MARQUES CALDEIRA
RESENHA
“AS POLITICAS PRESCRITAS PELO BANCO MUNDIAL PARA O
CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO”
JAURU-2013
3
O presente trabalho traz como tema principal o Banco Mundial e o
Contexto Escolar Brasileiro de Helena Araújo, a autora faz uma abordagem sobre as principais prescrições do Banco Mundial na área da educação para a
América Latina e especialmente para o Brasil, fazendo uma analise dos efeitos dessas prescrições do contexto escolar brasileiro, faz uma relação com as contradições das politicas educacionais implementadas pelo Banco Mundial, e a relação das propostas educacionais do Banco Mundial, juntamente com as resoluções e determinações da politica brasileira.
Com o pretexto de conter ou amenizar o acelerado crescimento da pobreza nos países de terceiro mundo, o Banco Mundial passou a conceder empréstimos para financiar o desenvolvimento do setor agrícola, visando como fator evidentemente, promover o aumento da produtividade. No entanto, foi necessário implementar reformas no ensino, já que a educação era vista como fator essencial para o crescimento econômico.
O sistema educacional brasileiro teve que se adequar a heterogeneidade das demandas do sistema capitalista, deixando a educação de ser uma questão nacional em razão de interferências incisivas dos organismos internacionais. Os programas educacionais assumiram propostas que visavam à intervenção para atingir a totalidade dos sistemas escolares privilegiando as primeiras séries de educação básica, na qual os índices de repetência e evasão escolar eram expressivos.
Contudo os projetos financiados