Teoria administrativa
Curso: Gestão Comercial 1º Período
Nome:
Administrador
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos técnicos, científicos, financeiros, materiais e de pessoal a fim de alcançar um objetivo, o administrador é a pessoa que planeja, organiza, dirige pessoas, gere e controla recursos materiais, financeiros, de informação e tecnologia visando a realização de determinados objetivos; faz as coisas por intermédio das pessoas e por isso ocupa posição primordial na organização.
O administrador dá a direção e rumo à sua organização, proporciona liderança às pessoas e decide como os recursos organizacionais devem ser utilizados para atingir os objetivos da organização. Ser administrador não significa fazer tarefas, na verdade ele é o que coordena o trabalho em grupo entre as pessoas, é o que faz fazer as atividades.
Habilidades do Administrador
Habilidades gerenciais é uma maneira de aprimorar o desempenho das equipes com aumento da produtividade. Mostra que liderar nem sempre é o papel do gerente. Liderar é estar junto, é acompanhar, é dar o exemplo, é motivar. Todo grupo para alcançar seu objetivo precisa de um Líder. O sucesso de um administrador depende muito mais do seu desempenho e não de como ele é, sua personalidade, traços pessoais, particularidade. E seu desempenho vai do tipo de habilidades que ele utiliza. Kutz identificou três habilidades em um administrador.
Habilidades conceituais que são aquelas relacionadas ao raciocínio, pensamento, facilidade de trabalhar com ideias, análise de situações, formular soluções para problemas.
Habilidades humanas estão relacionadas ao desenvolvimento interpessoal, o trabalho em equipe, ter capacidade de motivar, coordenar, comunicar, liderar e resolver conflitos coletivos ou mesmo pessoais. É de suma importância saber trabalhar com pessoas e por intermédio delas.
Habilidades técnicas estão relacionadas com a especialização