Grupos
Pode-se analisar um grupo através de sua composição, estrutura e ambiente. Neste caso, estudam-se as pessoas que compõem o grupo, as posições relativas que elas ocupam, suas relações entre si e o espaço físico e psicológico do grupo.
Pode-se, também, estudar um grupo considerando sua dinâmica, os componentes que constituem forças em ação e que determinam os processos de grupo.
Visualizando-se o grupo como um campo de forças em que umas concorrem para movimentos de progresso do mesmo e outras, para dificuldades ou retrocesso, algumas delas ressaltam no funcionamento grupal. São elas: objetivos, motivação, comunicação, processo decisório, relacionamento, liderança e inovação. Estes elementos influem na definição de normas, funcionamento e estabelecimento do ânimo do grupo.
A DINÂMICA DO GRUPO
O conhecimento da dinâmica do grupo do qual a pessoa faz parte ajuda a entender muitas de suas ações e reações.
Idéias, conhecimentos, opiniões, ações, expressões comportamentais, crenças sentimentos atitudes, valores e filosofia de vida de cada membro do grupo constituem insumos no processo de interação.
A cultura e o clima do grupo, que resultam da interação entre os membros, contribuem para caracterizar as modalidades de comportamento e desempenho grupal durante um certo período de sua existência. MODALIDADES DE INTERAÇÃO GRUPAL
Modalidade tarefa:
Este modo de agir é pensar sobre a situação. Conscientemente procurar e aplicar princípios, buscar dados necessários e relevantes, elaborar soluções para as dificuldades. Envolve tentativas de compreender e lidar com as realidades da situação e de análise de fatores importantes como base para qualquer ação que possa ser efetuada.
Modalidades emocionais
É um segundo modo de reagir que consiste em responder emocionalmente à situação. As respostas emocionais podem tomar várias formas:
1. Dependência – as pessoas ficam passivas esperando o que fazer e esperam o professor