Teoria adm
A teoria da matemática transfere a ênfase na ação para ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa. A perspectiva estudada é do processo e do problema. A perspectiva do processo concentra-se na escolha dentre as alternativas de solução daquela que produzia melhor eficiência. Sua ênfase esta na busca dos meios alternativos. É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não como conteúdo da decisão. Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tomar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão.
Teoria Tecnologia da Informação
É a ligação de computadores com os outros meios de comunicação que emergem as tecnologias da informação e comunicação, interessa se pelo funcionamento dos sinais pelas transformações de codificação e descodificação de mensagens. Para Chiavenato a tecnologia da informação modifica profundamente o trabalho dentro e fora das organizações.
Teoria da Contingência
Significa algo que poderá acontecer ou uma possibilidade de algo acontecer ou não. A teoria da contingência aborda as condições de ambiente, dando enfoque na teoria administrativa, mais no mundo atual, não servem mais para princípios gerais e universais de administração, válidos para toda e qualquer situação onde é mais voltado para fora do que para dentro da organização. Onde focava no ambiente e com a forte preocupação com o cliente.
Teoria de Sistemas
Tem como objetivo central, a teoria geral de sistemas uma análise da natureza dos sistemas e da relação mutua entre eles em diferentes espaços e analisa ainda as leis fundamentais dos sistemas. Um sistema é um conjunto ou união de várias partes sendo formado por componentes de elementos, um sistema não vive