Sistema límbico
O sistema límbico se encontra entre o diancéfalo e o telencéfalo .O termo ‘’limite’’ dar-se as atividades do sistema límbico,estar como limite entre áreas conscientes e não-conscientes do encéfalo,também conhecido em francês como lobo limbique reconhecido por Paul Bronca(1824-1880). .O lobo límbico estar envolvido na percepção de odores,denominado rinencéfalo,que significa olfatório. Não há consenso por parte das autoridades sobre as estruturas do Lobo límbico. Temos as seguintes áreas :
• Hipotálamo.
• Núcleos anteriores e mediais do tálamo .
• Córtex líbico(giro do cíngulo,giro para-hipocampal,uncus)
• Hipocampo
• Amígdala
• Ínsula.
• Porção basal do prosencéfalo.
O córtex límbico é uma região que em formato e um C. O hipocampo é parecido com um cavalo marinho,com o corte coronal e contém as substância cizenta que é o tecido constituindo com células gliais ,corpo de neurônios dentritos,terminal axonal e a branca que um tecido constituindo predominantemente de axônio e célula gliais.A ínsula é responsável pela informação percebida como a dor que é uma resposta a um estímulo doloroso.Na Porção basal do prosencéfalo a septal é uma se encontra no córtex e núcleos anteriores a comissura.
Conexões do sistema límbico
Todas as conexões com o sistema límbico são extensas.Temos o feixes de fibras e feixe prosencefálico medial que são os feixes principais.Temos também as conexões adicionais do sistema límbicoque são a amígdala,córtex,orbitofrontalé o corpo mamilar do támalo
O sistema límbico regula o comportamento alimentar,defensivo e reprodutivo e a função viscerais e hormonais.além das funções emocional e da mémoria.Podemos ver que que essas duas últimas funções usam subconjutos bem distintos do que vimos na estrutura límbica.
Referências: LUNDY-EKMAN,LAURIE.Neurociências:fundamentos para reabilatação.Rio de Janeiro:Elsevier2008 ROBERTO LENT,Neurociência da Mente e do