Teoria 2 Bimestre
COMENTÁRIOS DE VILLALPANDO
Livro de Ezequiel
O profeta Ezequiel e depois dele o Reverendo Villalpanda nos dá a explicação das suas medidas: o Pela descrição de Villalpanda, o templo possui uma planta exterior em forma quadrada , e a parte interior com nove pátios quadrados, dois dos pátios constituem o santo dos santos, com seu átrio e o altar dos sacrifícios, as várias alas são ligadas por pórticos. Esta disposição simbolizara as doze tribos de Israel acampadas em redor do santuário da arca da aliança. o O outro motivo que marca o complexo são as robustas fundações sobre as quais assenta o templo. o Villalpanda soube resumir todos os conhecimentos teóricos de seu tempo, num edifício complexo, ideal.
Como matemático e arquiteto ele propõe que a visão de Ezequiel vem da teórica arquitetônica de
Vitruvio. o A reconstrução do Templo apenas faz sentido, na visão cristã, como tipo de espaço sagrado, e que representa o verdadeiro referencial.
Consequentemente,
o tipo, correspondendo ao Velho, tanto bíblico como não-bíblico da Antiguidade
Clássica, permitia o relacionamento dos dados relativos ao Templo com aqueles da teoria arquitetônica da Antiguidade greco-romana, em especial daquela da obra clássica de Vitrúvio.
VISÃO DE EZEQUIEL
Texto bíblico de Ezequiel (cap. 40)
A VISÃO DO FUTURO TEMPLO o Os capítulos 40 a 48 trazem detalhes do projeto do novo templo em Jerusalém , cidade com a qual
Deus mantém uma aliança eterna. Este projeto do templo é uma das visões mais estupendas do livro. Não só delineiam uma espécie de maquete do santuário, mostra que o Novo templo estará sob o controle
dos sacerdotes, não de governantes. o Ezequiel é levado a Jerusalém. Numa visão, Deus me levou à terra de Israel e me pôs numa montanha muito alta e me disse:
- Homem mortal, olhe bem. Escute com cuidado e preste bem atenção em tudo o que lhe vou mostrar, pois você foi trazido aqui por causa disso. Vá contar ao povo de Israel tudo o que você está vendo.