Teorema do Limite Central
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Teorema do Limite Central
Fortaleza – Ceará
2013
INTRODUÇÃO
No ambiente acadêmico, os alunos estão constantemente em contato com materiais impressos, sejam livros, listas de questões, relatórios ou quaisquer matérias de estudo. Entretanto, nem todos têm acesso aos materiais originais, necessitando recorrer ao artifício da Xerox, o que pode se tornar bastante dispendioso. Portanto os Centros Acadêmicos decidiram solicitar um estudo transversal que verificasse quanto cada aluno gasta, em média, com xerox no período de um mês, para, então, decidir se a instalação de uma fotocopiadora em alguns prédios dos cursos, com redução no preço, ou alguma outra medida semelhante, seria cabível.
O estudo feito demonstrou que apesar das reclamações que motivaram a iniciativa do contratante, o problema não foi verificado pelo estudo da amostra. Ou seja, a hipótese levantada pelo contratante não foi confirmada, portanto, foi assim desnecessária a instalação de fotocopiadoras.
Ao analisar o estudo feito pela contratada, alunos do curso de Engenharia Civil se questionaram a respeito da validade Teorema do Limite Central e solicitaram um novo estudo, para o qual a população seja a amostra do estudo anterior e novas amostras sejam selecionadas aleatoriamente dentro dessa população, no intuito de comprovar o Teorema.
OBJETIVOS
Objetivo geral: verificar se o Teorema do Limite Central é válido partindo da consideração de que a amostra coletada no primeiro trabalho prático é a população da variável em questão e, a partir desses dados, gerar distribuições amostrais aleatórias de médias e variâncias com amostras de tamanhos n = 5, n = 10, n = 20 e n = 30 para comparação com resultados da população já conhecida.
Objetivos específicos:
Utilizar os dados do 1º trabalho prático e supor que as observações coletadas sejam a população;