rede suas
O controle social no Suas ocorre em espaços como conselhos e conferências, com a participação de representações governamentais e da sociedade civil. Os conselhos definem normas, acompanham e fiscalizam os serviços e as conferências avaliam e definem diretrizes para a política.
PORTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
Proteção básica atua na prevenção dos riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.Destina-se a população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos(discriminação etárias,étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras.
PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Proteção especial destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados.para integrar as ações da Proteção Especial, é necessário que o individuo esteja enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológicas,abuso ou exploração sexual;abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar, devido á aplicação de medidas.O centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS)É a unidade pública estatal que oferta serviços da Proteção Especial.
OsBenefícios assistenciais atuam de forma articulada às demais garantias da assistência social, promovendo aos cidadãos acesso e inclusão nos serviços.
O Programa de erradicação de trabalho infantil promove ações visando à retirada de crianças e adolescentes das práticas de trabalho infantil.
A criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2004, foi um importante passo para a estruturação de uma rede integrada de proteção