Teorema de pitágoras
Biografia
Esse teorema foi criado por Pitágoras de Samos, o qual foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos, por cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e que morreu em Metaponto por cerca de 497 a.C ou 496 a.C. Ele também foi fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Quase nada da vida dele poderia ser afirmado com certeza, pois ele foi objeto de uma série de relatos tardios e fantasiosos, como os referentes à viagens e contatos com as culturas orientais. Seus principais interesses eram: Metafísica, Música, Matemática, Ética, Política e Astronomia. Seus trabalhos notáveis foram: Teorema de Pitágoras, Proporção áurea, Música Universallis. O Teorema Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo retângulo. Pitágoras provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Exemplo: x²= a²+b² O primeiro número irracional a ser descoberto foi a raiz quadrada do número 2, que surgiu exatamente da aplicação do teorema de Pitágoras em um triângulo de catetos valendo 1:
1²+1²=x²
x²=2 x=+-√2 Os gregos não conheciam o símbolo da raiz quadrada e diziam simplesmente: "o número que multiplicado por si mesmo é 2". A partir da descoberta da raiz de 2 foram descobertos muitos outros números irracionais. Aplicações Do Teorema O teorema proposto por Pitágoras está presente em diversas situações cotidianos, como por exemplo: Uma escada apoiada em uma parede, tem sua base distante cerca de 6 metros da parede, e essa parede mede cerca de 8 metros. O comprimento da escada vai ser 10. x²=8²+6² x²=64+36 x²=100 √x²=√100