teorema de pitagoras
1. O fim é o ponto aonde desejo chegar.
2. Se ainda não cheguei lá, não posso saber como o fim será.
3. Como posso, portanto, começar do fim?
Só mesmo uma mente brilhante como a de Franz Kafka para transformar a história de um homem que acorda transformado em um inseto repugnante em um best-seller. Escrito em 1912, “A Metamorfose” se tornou o texto mais conhecido, citado e estudado de sua obra. Quase um século após sua publicação (1915), a absurda situação – que adiantava as violentas transformações pelas quais o século XX iria passar – é emprestada ao texto da dramaturga Silvia Gomez em uma análise sobre o homem de hoje.
O espetáculo “Abra a Janela Antes de Começar”, que estreia quinta-feira no Sesc Consolação, coloca o protagonista Gregor Samsa como um executivo contemporâneo preso às angústias de um mundo cada vez mais conectado e exigente. Um homem que se vê no limbo existente entre as pressões do cotidiano e a vida que um dia ele imaginou para si mesmo.
Nossa ideia era aprofundar uma reflexão e não apenas evidenciar uma camada superficial da história"
Fabio Mazzoni
– A construção do personagem é bem parecida com o original. Nosso protagonista também é um homem que dá suporte financeiro a toda família e sofre as exigências de um mundo que o cobra cada vez mais. Sua origem que é diferente, quando o situamos neste âmbito urgente e desesperador que é o mundo dos negócios. Foi aí que fizemos uma atualização da história – compara Fabio Mazzoni, responsável pela direção e idealização da montagem.
Quem fica responsável por dar vida ao protagonista é o ator Marcos de Andrade. Foi ele que, junto ao diretor, encarou o maior desafio do espetáculo: mostrar em cena a metamorfose proposta pelo autor.
– Poderíamos ter partido para uma solução simples, existiam mil maneiras de mostrar isso em cena. Porém, nossa ideia era aprofundar uma reflexão e não apenas evidenciar uma camada superficial da história – conta