Teor de álcool na gasolina
No primeiro experimento determinamos o teor de álcool na gasolina, misturamos 30 ml de gasolina com 20 ml de água e percebemos que o álcool que continha a gasolina se misturou com a água. A explicação para isso se baseia em que o álcool contido na gasolina dissolve-se em água porque suas moléculas são polares como as da água, e substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.Porem o álcool é polar e a gasolina é apolar mas mesmo assim se misturam porque o o álcool possui polaridade intermediaria que é miscível em ambas as partes.
PARTE EXPERIMENTAL
Teor do álcool na gasolina.
Os seguinte materiais, disponíveis no laboratório de ensino de Departamento de química da Uri, foram atuados neste experimento:
• Proveta de 50 ml
• Béquer de 50 ml
• Funil de separação de 50 ml
• 30 ml de gasolina
• 20 ml de água
Procedimento
1. Colocamos 30 ml de gasolina na proveta e 20 ml de água no béquer, logo após colocamos ambos dentro do funil de separação e agitamos por cerca de 3 minutos, depois disso abrimos o funil para despressurizar o sistema. Deixamos decantar por cinco minutos, nesse tempo percebemos que o álcool migrou da gasolina para água pela questão da polaridade, logo após transferimos a água para um béquer e a gasolina para a proveta, ao passar para ela a gasolina passou para 20 ml de volume. Ao fazer o calculo tivemos o resultado de 33% de álcool misturado na gasolina.
CONCLUSÃO Ao fazer o experimento do teor do álcool na gasolina, percebemos que quando misturado água com gasolina o álcool que está na gasolina se mistura com água,isso porque água e álcool são polares, e a gasolina por ser apolar fica não se mistura com a água .