Teor de umidade
Aulas de Laboratório
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO DE UM SOLO
1. Objectivo O ensaio de compactação de Proctor a realizar nesta aula no Laboratório de Geotecnia e Fundações do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC visa determinar o teor em água óptimo e a baridade seca máxima de um solo que possui características aceitáveis para utilização como material de aterro.
2. Introdução O teor em água óptimo e a baridade seca máxima são as características do solo cujo conhecimento é fundamental para a realização e controle de obras de aterro. A primeira define o teor em água com o qual se deve realizar a compactação a fim de conseguir, para uma dada energia de compactação, o melhor arranjo entre partículas, enquanto a segunda estabelece a baridade seca máxima que se pode obter e permite avaliar a qualidade de execução do aterro. Os valores destas propriedades dependem da energia de compactação utilizada, pelo que os ensaios devem ser executados com uma energia que reflicta a utilizada em obra. Face à elevada energia de compactação proporcionada pelos meios mecânicos actuais, a energia de compactação mais adequada em laboratório é, quase sempre, a relativa à compactação pesada (E 197- 1966), a menos que em obra se utilizem meios de compactação pouco sofisticados. O objectivo do ensaio de compactação é a determinação da designada curva de compactação, que expressa a variação da baridade seca do solo compactado com o teor em água utilizado na compactação do solo. A generalidade dos solos utilizados em obras de aterro possui uma curva de compactação que exibe um pico, o qual determina as condições ideais de realização da compactação do solo, para a energia de compactação em questão.
3. Trabalho experimental O trabalho laboratorial a desenvolver visa quantificar experimentalmente o teor em água óptimo e a baridade seca máxima do solo em estudo, utilizando uma energia de compactação correspondente à compactação pesada, conforme estabelecido na